Asia Central

Total de visualizações de página

sábado, 24 de setembro de 2011

Curiosidades

1. 70% das obras de arte do museu de Cabul no Afeganistão foram roubadas nos anos 1990 e vendidas no mercado negro, incluindo peças como de ouro Bactrio de Tilya Teppe e o Marfim de Begram. Os talibãs destruíram mais de 2000 peças e estátuas, conotando-as de anti-islâmicas.

2. As maiores partes dos Tajiques são Muçulmanos Sunitas, mas os Tajiques Pamiri ( das montanhas do Pamir ) da zona do Gorno-Badakhsahn são do grupo Muçulmano Ismaili, Shiitas e por isso não têm mesquitas.

3. Os Uzbeques ao contrário dos Cazaques resistiram à “russificação”, tendo ao longo dos tempos redescoberto e valorizado a sua rica cultura e costumes. Os cazaques são os mais “russos” de todos os povos da Ásia Central.

4. A percentagem de muçulmanos na Ásia Central varia desde 47% no Cazaquistão, 75% no Quirguistão, 85% no Tajiquistão, 88% no Uzbequistão e 89% no Turquemenistão.

5. O Mar Aral foi antes o 4º maior lago do mundo. É hoje reconhecido como o maior desastre ecológico artificial do mundo. Nos anos 80, cerca de 60,000 pessoas viviam da pesca e eram retirados cerca de 20,000 toneladas de peixe. Hoje quase tudo desapareceu na totalidade. O lago em 40 anos ficou reduzido a menos 16 metros de água, mais de 70% do lago desapareceu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário