Asia Central
sábado, 24 de setembro de 2011
Bem - Vindo
Blog feito por Bruno, Geisy, Jussara e Reynaldo na disciplina de Geografia da turma do 9°B com o objetivo de ensinar alguns aspectos geográficos, históricos referentes a Ásia Central, com base em textos, vídeos e imagens.
Localização
A Ásia Central é uma região constituída por cinco países: Casaquistão, Usbequistão, Turcomenistão, Tadjiquistão e Quirguistao. Juntos, compõem uma área de quatro milhões de Km² e fica entre o leste do mar Cáspio e o centro-oeste da China, entre o norte do Irã e Afeganistão, e o sul da Sibéria, porém nunca houve uma demarcação oficial da área.
História da População
Durante o período pré-islâmico e primeiros tempos islâmicos, a Ásia Central tinha uma predominação iraniana. A população sedentária antiga desempenhou um papel importante na história da Ásia Central. Após a expansão dos povos turcos, a Ásia Central tornou-se também a pátria para muitos povos turcos, incluindo os cazaques, uzbeques, turcomanos, Quirguistão e uigures.
Demografia
Por uma definição mais ampla incluindo a Mongólia e Afeganistão, mas excluindo o Paquistão, mais de 90 milhões de pessoas vivem na Ásia Central, cerca de 2% da população total da Ásia. Possui uma densidade populacional de 9 pessoas por km ², muito inferior ao 80,5 pessoas por km ² do continente como um todo.
A maioria das pessoas ganha à vida pelo rebanho de gado. Centros de atividades industriais em cidades da região.
Economia
A configuração da economia da Ásia Central está largamente ligada ao setor primário, principalmente no segmento da agricultura, pecuária e do extrativismo mineral.
economia agrícola
Na produção agrícola, destaca-se o cultivo de algodão e frutas. Na produção pastoril, a região tem como principais criações: ovinos e caprinos. A atividade agrícola exerce uma enorme relevância para a composição econômica da Ásia central.
economia extrativista
Quanto ao extrativismo mineral, o subcontinente abriga em seu subsolo jazidas de diversos tipos de minérios. Dentre muitos, os principais são: carvão mineral e minério de ferro em países como o Cazaquistão e o Quirguistão, e o petróleo e gás no Uzbequistão, Turcomenistão e Cazaquistão. Existem ainda indústrias de beneficiamento, como siderúrgicas, petroquímicas, alimentícias e têxteis.
Hidrografia
Na hidrografia podemos encontrar os afluentes dos mares Cáspio e Aral e do lago Balkash. Os rios mais extensos são Sir Daria e Amu Daria, que desemboca no mar do Aral. Os rios Obi e Yenissei nascem nesta região e desemboca no oceano Glacial Ártico. Eles possuem um ótimo potencial hidrelétrico.
O mar de Aral
O mar de Aral está localizado a Noroeste do Uzbequistão e a oeste do Cazaquistão. Esse mar tem sofrido grande impacto ambiental, desde a década de 60 o Aral está secando, sendo um dos maiores problemas de caráter ambiental no mundo.O mar de Aral está secando porque um de seus principais afluentes, o rio Amu, teve seu curso desviado para atender as necessidades de irrigação para o plantio de culturas como arroz e o algodão. Diante desse quadro, o mar de Aral passou a não receber uma significativa quantidade de águas, provocando a diminuição do seu volume.
Demonstração da Situação do mar de Aral |
Assinar:
Postagens (Atom)